UMA JUSTISSIMA HOMENAGEM A FEFI


A Academia Itabaianense de Letras outorgará a Comenda POTESTAS MONTIS, sua maior honraria, à grande figura humana, grande ativista cultural, desportista e social, Francisco Tavares da Costa, o FEFI, neste próximo dia 1º de dezembro,  deste 2017, em solenidade a partir das 19 horas, na sala do Plenário da Câmara Municipal de Itabaiana. Na ocasião, além da biografia do homenageado, alguns dos confrades, todos seus admiradores farão breves históricos pessoais do que significa o homem no homenageado.
Francisco Tavares da Costa tem sido um dos maiores ativistas itabaianense em prol do desenvolvimento dessa terra, valendo-se de sua criatividade e inquebrantável força de vontade e bem desenvolver esse seu e nosso amado torrão.
Quando o Papai Noel era uma miragem, Fefi já introduzia a figura mítica entre nós com interesses em bem promover sua loja, com uma linguagem bem aquém da velha vila insistia em manter seus costumes já tricentenários, mesmo já com mais de meio século de título de cidade. Essa mesma loja foi o primeiro estabelecimento a povoar o imaginário da garotada serrana ao vender brinquedos manufaturados no início da década de 1960, quando por aqui nem a TV havia chegado.
Francisco Tavares da Costa tem sua assinatura na fundação da ACEI-Associação Comercial e Empresarial de Itabaiana, de 5 de abril 1963; da fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas, de 7 de outubro de 1989; do Rotary Club de Itabaiana, de 24 de novembro de 1969; da primeira gráfica de Itabaiana, a Gráfica Tavares; da primeira emissora de rádio de Itabaiana, em 13 de junho de 1988, a Princesa da Serra AM, além de participação na Maçonaria e na sua grande paixão no esporte: a Associação Olímpica de Itabaiana, de cuja diretoria participou em várias oportunidades, inclusive como vice-presidente e presidente.
É um homem que ajudou a fundar a Itabaiana atual, não somente na lista de serviços já delineada. Quando a cidade estava migrando do velho sistema religião-trabalho, trabalho-religião, para uma condição mais evoluída de também ter o lazer festivo, esteve ele na gênese de micaremes que marcaram a história da mesma. Sua folha de atividades sociais, ao longo de sua história é imensa; bem como de verdadeiro mecenas da cultura.
A solenidade contará com a especial presença da Academia Mirim de Letras do Colégio O Saber, e seus trinta componentes, garotos e garotas, representando cada confrade em nosso sodalício.
A Comenda Potestas Montis é concedida apenas a uma pessoa por ano, em que pese a primeira ter sido outorgada ao ex-secretário estadual de Cultura, ex-deputado federal por Sergipe e ex-prefeito da capital, Aracaju, o itabaianense José Carlos Teixeira há três anos. E de lá pra cá a mais ninguém; todavia, será a práxis da Academia realizá-la anualmente doravante.  Fefi, portanto, é o segundo a recebê-la.

Comentários

Postagens mais visitadas